O que é Inbound Marketing? Conheça e entenda mais sobre a melhor estratégia do Marketing Digital

Atualizado: Mai 18

Já faz algum tempo que o Inbound Marketing ganhou força dentro do mercado digital e das estratégias de Marketing Digital. O motivo: bons resultados.


O que é Inbound Marketing?

Neste artigo falaremos sobre: Inbound Marketing, SEO, Funil de Vendas e como essas estratégias afetam positivamente as vendas de uma empresa.


COMO FUNCIONA O INBOUND MARKETING?


O que torna o Inbound Marketing interessante é que ele inverte o fator correr atrás do cliente, fazendo com que ele venha até a sua empresa.

Quando uma pessoa tem um problema, há grandes chances dela pesquisar no Google para tentar solucioná-lo, e é nesse momento que a estratégia começa.

Porém, é só começo. Não basta sua empresa saber resolver o problema do cliente, ela precisa aparecer para ele e na frente da concorrência. Ou seja, seu negócio precisa estar no topo da lista de pesquisa do Google.


O FUNIL DE VENDAS

FUNIL DE VENDAS

Dentro do marketing digital é muito comum pensar qual é o trajeto do cliente até a compra de um produto. No Inbound Marketing chamamos isso de Funil de Vendas, o nome está relacionado com os passos da estratégia. O processo possui várias etapas e durante as mesmas os visitantes tornam-se leads. Dessa forma, vão avançando dentro do funil até ficarem cada vez mais engajados e perto do momento de compra.


Existem várias maneiras de se fazer o funil de vendas, com mais ou menos etapas. Vai depender de vários fatores como tempo disponível, meta de conversão desejada, entre outros. Falaremos de uma maneira possível com 4 etapas: atrair, converter, relacionar/encantar e VENDER. Comentaremos sobre cada etapa individualmente:


ATRAÇÃO

Mesmo que existam outras formas de seguir essas etapas, atrair clientes sempre estará presente. Aqui é onde tudo começa: o topo do funil. O objetivo central desta fase é atrair o máximo de visitantes possíveis para o site de sua empresa. Há muitas maneiras de fazer isso, posts em redes sociais, disparos de email marketing, Facebook/Instagram ADS e Google ADS. Lembrando que, não basta seu cliente cair de cara no nada. Deve ser criado algum conteúdo para seu “futuro” cliente, falaremos na próxima etapa.


CONVERSÃO

Aqui começa a colheita de leads. Nesta etapa você irá converter os visitantes atraídos em leads, coletando dados como nome, email e telefone.

Lembrando que ninguém irá disponibilizar seus dados a toa. Então, é hora de voltarmos na frase final dita na etapa de atração: é necessário a criação de algum material rico, como um ebook, planilhas e infográficos. Deve ser um conteúdo interessante e valioso, para valer os dados do cliente.


RELAÇÃO ENCANTADORA

Aqui talvez seja onde gastará mais tempo e é uma das etapas mais importantes. Você tem que manter os seus leads coletados bem engajados. Se sua empresa vai manter contato por email, deve-se concentrar na criação de conteúdos interessantes: como dicas, pedir opiniões e assuntos do momento.


Toda essa relação que consiste em engajar e encantar o cliente, facilita uma futura venda. Ele se sentirá mais íntimo da empresa, ou seja, NADA DE ANÚNCIOS, ainda não é o momento.


VENDER, VENDER E VENDER

A etapa mais interessante para a sua e qualquer empresa: o momento da venda. Depois de passar algumas semanas engajando, relacionando e encantando o cliente, é chegado o momento mais esperado. E, pode ter certeza: vender para esses leads aquecidos será mais fácil.


CONCLUSÃO


Durante a fase de relacionamento com o cliente, você deve estabelecer quanto tempo durará esse contato. Próximo ao dia da venda, devemos criar conteúdos que mostrem como tal produto ou serviço pode fazer diferença na vida do cliente. Resumindo, precisamos induzi-lo a querer o produto/serviço da sua empresa. Por isso, cada etapa não deve ser apenas feita, deve ser tudo milimetricamente pensado, com planos e estratégias focadas, para assim, obter o melhor resultado.

Que tal estar no topo dos resultados do Google sem gastar uma fortuna com Google Ads? É isso que trabalhar com Inbound Marketing proporciona. Devido aos trabalhos com funil de vendas e SEO, o Google vai entender que seu site é referência no assunto, tornando-o mais relevante.


Nós, da FORMATONE, trabalhamos focados em trazer resultados com o menor prazo possível. Nossos especialistas possuem vasta experiência em Inbound Marketing e utilizam de ferramentas e técnicas essenciais para colocar o seu site no topo de pesquisa do Google.


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