O que é Branding? Aprenda como fazer uma gestão de marca incrível

Atualizado: Mai 18

Já percebeu que alguns produtos lembram exatamente tal marca? Qual o motivo de algumas marcas destacarem-se em relação aos concorrentes, sendo muito mais relevantes e lembradas?

Tudo isso não é por acaso. Faz parte de um trabalho que leva tempo e bastante esforço. No mundo do marketing geral chamamos isso de branding. A seguir, falaremos um pouco sobre branding e sua importância para as empresas.

O que é Branding? Aprenda como fazer uma gestão de marca incrível

O QUE É BRANDING?

O branding de modo geral, abrange vários aspectos ao redor de uma marca, tais como: elaboração, administração, planejamento, divulgação e marketing da mesma.Esses trabalhos bem feitos, permitem que empresas se consolidem e virem referência no seu meio. Uma marca é um grande passo para ter credibilidade junto ao cliente. Trabalhar com branding não é uma tarefa fácil. Deve haver muito estudo e planejamento para elaborar uma estratégia que realmente traga bons resultados.


BRANDING É ESSENCIAL.

Adotar uma estratégia de branding é essencial para QUALQUER empresa. O motivo? Uma das coisas mais importantes é manter os clientes que já fizeram alguma compra. Para isso funcionar bem, ele precisa não sentir necessidade de comprar da concorrência. O ideal são as empresas manterem contato e fazer com que ele se sinta mais íntimo e próximo. O branding dará uma personalidade para sua empresa e isso irá criar uma relação com seus clientes. O público terá algo para se identificar e então, preferir consumir seus produtos/serviços ao do concorrente. Além disso, uma imagem bem construída permite cobrar mais caro por um produto bem semelhante. Um exemplo de quem faz esse trabalho com excelência é a Apple.


COMO FAZER?

Antes de tudo vai ser extremamente necessário realizar pesquisas e estudos sobre branding e preparar um planejamento adequado. O mais recomendado é procurar profissionais e/ou especialistas na área, eles saberão qual rumo tomar. Uma das etapas é conhecer o público alvo do estabelecimento, para poder planejar as estratégias com mais precisão.


  • PDV: Os pontos de vendas são muito relevantes no processo de compra. Aqui, as decisões são tomadas e isso fará com que a identidade da marca seja reforçada na mente do público. Portanto, pensar na forma de expor os produtos nas lojas e em quais eventos sua marca vai aparecer, é muito importante.

  • IDENTIDADE VISUAL: Consiste em criar uma identidade para seu produto ou serviço. É uma etapa de extrema importância, já que ela representa o que sua empresa faz ou vende. É necessário saber quais os elementos mais importantes para eles ficarem evidentes no design.

  • CORES: Faz parte da identidade visual, porém colocamos separado para ter a sua devida importância. As cores da marca se bem trabalhadas, irão criar uma exclusividade, o que é muito importante. Quer um exemplo? basta vermos um cartão roxinho na mão de alguém e já sabemos de qual banco se trata.

O que é Branding?

  • LOGO: Também entra na categoria de identidade visual, mas o logotipo da empresa é com certeza o símbolo mais reconhecido em uma marca. Então os estudos do design de uma logotipo devem ser muito bem trabalhados.

CONCLUSÃO

Está claro a importância de trabalhar o branding em qualquer tipo de empresa. Criar relacionamento e se tornar íntimo do cliente é um grande passo para ter sucesso no mundo do empreendedorismo.


Ficou interessado?Na FORMATONE temos pessoas especializadas em branding e design de identidade visual, que deixarão sua marca cada vez mais presente na mente do seu público.


Para entrar em contato é só acessar nosso site formatone.com.br/contato e falar com nossos especialistas.


14 visualizações
  • INSTAGRAM FORMATONE
  • WHATSAPP FORMATONE

COPYRIGHT®2020 FORMATONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.